Jacareí discute a revisão de seu Plano Diretor em reuniões descentralizadas
Serão ao todo 26 encontros até o início do próximo mês em bairros diferentes para abranger todas as regiões da cidade

Segue em Jacareí a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial da cidade, que está em fase de discussão com a sociedade, em reuniões realizadas nos bairros. Nesta fase, chamada de “Leituras Comunitárias”, a intenção é coletar informações com a população sobre problemas, soluções e potencialidades de Jacareí.
A primeira reunião foi terça-feira (15), no EducaMais São João. Serão ao todo 26 encontros até o início do próximo mês, em bairros diferentes para abranger todas as regiões da cidade. Nesta quinta-feira (24) haverá encontros com moradores do Rio Comprido, na escola Maria Luiza de Souza Vasques e também do Jardim Paraíso, na escola Conceição Aparecida Magalhães Silva. As reuniões começam sempre às 19h. Confira no quadro abaixo datas, horários e locais de cada reunião.
Qualquer cidadão pode e deve participar. Os organizadores explicam que nesta fase das ‘Leituras Comunitárias’, serão coletadas informações para a fase seguinte do trabalho de revisão do Plano Diretor: ‘Leitura Crítica da Cidade”, que terá as propostas finais. Os encontros obedecem às orientações sanitárias de prevenção contra a COVID-19.
Os trabalhos são conduzidos pelo Conselho Gestor de Revisão do Plano Diretor, grupo formado por representantes do Poder Público e da sociedade civil eleitos por voto direto.
Para o presidente do Diretório Municipal do PT Jacareí, Aías Santana, que integra o Conselho Gestor como representante eleito da sociedade, “a revisão do Plano Diretor do município é um compromisso coletivo, envolvendo o Poder Público (Prefeitura), o setor privado (empresas e entidades) e a população".
Saiba mais: Plano Diretor de Ordenamento Territorial é o instrumento base da política de desenvolvimento e expansão de uma cidade. É uma lei municipal que orienta o desenvolvimento e o crescimento de uma localidade, considerando aspectos socioeconômicos, ambientais e territoriais de maneira equilibrada, visando garantir o bem-estar da população em questões como moradia, trabalho, transporte, segurança, saúde, educação, lazer, cultura, qualidade ambiental etc.
O primeiro Plano Diretor de Jacareí foi elaborado em 2003, na primeira gestão do ex-prefeito Marco Aurélio de Souza (PT) e agora passará por uma revisão; necessária porque as cidades são organismos vivos, em constante mudança e desenvolvimento.
(Renato Isique)



