Jacareí inicia hoje ‘Leituras Comunitárias’ da revisão do Plano Diretor
Nesta fase encontros com a população serão realizados em diferentes pontos da cidade para que todos possam opinar

A revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial de Jacareí entra em nova fase, com o início da realização das Leituras Comunitárias nos bairros. O primeiro encontro acontece nesta terça-feira (15), às 19h, no EducaMais São João (praça Independência S/N, bairro São João).
Qualquer cidadão pode e deve participar. Na fase das ‘Leituras Comunitárias’, serão coletadas informações com a população sobre os problemas e potencialidades de Jacareí. As informações serão utilizadas para realizar, numa próxima fase do trabalho, a Leitura Crítica da cidade, estudo que guiará as propostas finais de revisão do Plano. Os encontros vão obedecer às orientações de segurança contra a COVID-19. Além da reunião no EducaMais São João já estão agendados para essa semana outros quatro encontros com os munícipes, em diferentes datas e locais (confira no quadro).

As pessoas participarão de dinâmicas de grupo, com o objetivo de levantar os aspectos positivos e negativos tanto da vizinhança quanto da cidade e sugerir soluções para os principais problemas apontados. Os trabalhos estão sendo conduzidos pelo Conselho Gestor de Revisão do Plano Diretor, grupo formado por representantes do Poder Público e da sociedade civil eleitos por voto direto.
Segundo o presidente do Diretório Municipal do PT Jacareí, Aias Santana, que integra o Conselho Gestor, “esse trabalho de revisão do plano deve ser encarado como um compromisso coletivo, envolvendo o Poder Público (Prefeitura), o setor privado (empresas e entidades) e a população".
Saiba mais: Plano Diretor de Ordenamento Territorial é uma lei municipal que orienta as políticas de crescimento de uma localidade. É o instrumento base da política de expansão e desenvolvimento de um município. Um estudo que busca prever e determinar como a cidade vai crescer, considerando aspectos socioeconômicos, ambientais e territoriais de maneira equilibrada, visando garantir o bem-estar da população em questões como moradia, trabalho, transporte, segurança, saúde, educação, lazer, cultura, qualidade ambiental etc.
O primeiro Plano Diretor de Jacareí foi elaborado em 2003, na primeira gestão do ex-prefeito Marco Aurélio de Souza (PT) e agora passará por uma revisão; necessária porque as cidades são organismos vivos, em constante mudança e desenvolvimento.
(Renato Isique)
