Jacareí

Inaugurada a praça "Marielle Franco" no Jardim do Marquês

Renato Isique

ícone relógio16/09/2021 às 02:01:43- atualizado em  
Inaugurada a praça "Marielle Franco" no Jardim do Marquês

Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (15) a praça "Marielle Franco", na rotatória de acesso ao Jardim do Marquês, em Jacareí (SP). A inauguração teve as presenças do prefeito Izaias Santana, secretários municipais, vereadores e moradores.

A área foi entregue com paisagismo, calçamento, sinalização viária e uma placa com o nome e a foto de Marielle; socióloga e vereadora carioca assassinada de forma brutal e covarde no exercício de seu mandato, em março de 2018; crime que segue até hoje sem ter sido totalmente esclarecido.

"Nosso maior compromisso é com a Democracia, então nada mais justo do que homenagear Marielle, que sempre lutou a favor das minorias, para que estas pudessem exercer seus direitos fundamentais, o que é um dos princípios democráticos", afirmou o prefeito em seu discurso.

Para o vereador Luís Flávio (PT), é um grande gesto a homenagem à vereadora carioca. "Estamos vivendo um momento difícil, de desgaste de direitos, até mesmo de alguns já consolidados e que estão sendo agora retirados do nosso povo", disse. "Estamos assistindo a uma onda de ataques à Democracia e aos direitos humanos e dos trabalhadores, que sempre foram causas defendidas pela Marielle", completou.

Para Juliano de Farias, membro da associação de moradores do Jardim do Marquês, o nome escolhido para a praça é simbólico e até pedagógico. "Foi aqui nesse espaço que nós, moradores, travamos todas as nossas batalhas contra o descaso dos loteadores, onde reivindicamos a infraestrutura para nosso bairro", afirmou. "E Marielle sempre foi uma militante do direito à moradia", concluiu.

Memória - O bairro Jardim do Marquês começou a ser povoado em 2002, quando foi emitida a licença urbanística autorizando a venda de lotes. O povoamento iniciou-se antes mesmo do local receber a infraestrutura mais básica, como asfalto, iluminação, água e energia elétrica, obrigações do loteador que não haviam sido cumpridas.

Em 2009 foi criada a associação de moradores, pois seus habitantes já previam dificuldades para a obtenção de tais melhorias. Desde então eles vêm lutando e reivindicando obras de infraestrutura e a efetiva regularização do bairro que, segundo Juliano, ainda segue sem definição na Justiça.

Esporte - Na mesma data, mas no período da tarde, foi entregue ainda a praça de esportes “Sensei Paulo Graça”, também no Jardim do Marquês. Graça foi um mestre de judô jacareiense que dedicou a vida a ensinar a modalidade para crianças, jovens e adultos da cidade. Dava aulas gratuitamente aos que não tivessem condições de pagar. Vários de seus alunos tiveram atuação destacada em competições até mesmo internacionais. Ele foi um dos atletas a carregar a tocha olímpica em 2016, durante a passagem da mesma por Jacareí. Paulo Graça morreu em abril desse ano, aos 86 anos.

 

Prefeito Izaias Santana e vereador Luís Flávio (PT)
A placa em homenagem à socióloga e vereadora: QR Code remete a material informativo na web 
Discurso de Joaquim Aristeu, o "Boca", do PSOL Jacareí
Aías Santana, presidente do PT Jacareí 
Descerramento da placa na entrada do bairro