PT Jacareí participa de reuniões virtuais com Lula e Genoino
Conjuntura política, Lava-Jato, legado, combate à corrupção e até autocrítica estiveram entre os temas

O diretório municipal do PT de Jacareí participou de duas importantes reuniões virtuais na última semana, uma com a presença do ex-presidente Lula e outra com José Genoino, ex-presidente nacional do partido e ex-deputado federal pelo estado de São Paulo. O presidente do diretório municipal de Jacareí, Aías Santana, participou dos dois encontros online.

Lula - A reunião com Lula foi quinta-feira (7) e contou com a participação de mais de duas mil pessoas, entre elas presidentes de diretórios municipais e estaduais do Partido dos Trabalhadores de todo o Brasil. Aías disse que foi um bate-papo informal do ex-presidente com os petistas, onde Lula falou sobre a atual conjuntura política do país. ”Lula abordou temas variados, como o processo viciado que resultou na sua injusta prisão, a perseguição ao PT por parte da elite econômica brasileira, sempre apoiada pela grande mídia e principalmente a necessidade do partido voltar a ´pôr a cara na rua´ e encarar o debate sobre o combate à corrupção”, contou Aías. “Lula disse que o PT foi o partido que mais combateu esse tipo de crime no país, implantando leis de combate à corrupção e sem interferir em investigações, ao contrário da postura do atual governo, ou seja; os principais acusadores de Lula acabaram se revelando os maiores corruptos do Brasil”, acrescentou o presidente do PT Jacareí.
Aías contou ainda que Lula também falou da necessidade dos petistas falarem com as pessoas sobre os excelentes resultados das políticas públicas adotadas pelo PT ao longo dos anos em que governou o país e que permitiram uma significativa ascensão das classes historicamente desfavorecidas, que gerou tanto incômodo entre a classe dominante.
Genoino – A reunião virtual com Genoíno, no domingo (10), foi um encontro do setorial comunitário do PT, criado ainda esse ano e contou com a participação dos companheiros Eduardo Farias e das companheiras Aline Gonzaga e Liédja Silva, que foi candidata a vereadora em Jacareí nas últimas eleições.
Genoino falou da importância de uma atuação mais efetiva dos núcleos setoriais, principalmente o comunitário, e fez uma crítica interna ao partido, dizendo que o PT precisa reaprender a fazer o ganho político sobre as suas realizações. “Genoino defendeu ainda uma maior união da esquerda, citando como exemplo a frente de lutas montada no bairro paulistano do Butantã, um diretório zonal formado pelos partidos PT, PCdoB e PSOL”, afirmou Aías. “Ele explicou ainda que não é a favor de uma frente ampla e irrestrita com partidos de centro e direita, mas sim de alianças pontuais, com objetivos bem distintos e pré-definidos”, concluiu.
(Renato Isique)
