Jacareí

Associação de Moradores do Jd. Paraíso e Jd. Yolanda comemora 41 anos de fundação

Roda de capoeira, maculelê e homenagens a moradores antigos marcaram as comemorações no EducaMais Paraíso

ícone relógio03/05/2022 às 18:52:08- atualizado em  
Associação de Moradores do Jd. Paraíso e Jd. Yolanda comemora 41 anos de fundação

A Associação de Moradores do Jardim Paraíso e Jardim Yolanda realizou na manhã desse domingo; 1º de maio, evento em comemoração aos 41 anos de sua fundação e ao Dia do Trabalhador. A atividade foi no ginásio do EducaMais Paraíso e contou com apresentação de roda de capoeira e maculelê, com os alunos do mestre Lima, da academia Serpente Negra.

O sindicalista Joaquim Aristeu, representante da ADMAP (Associação Democrática dos Aposentados do Vale do Paraíba) falou na abertura sobre o Dia Do Trabalhador, sua origem e de por que a data deve ser encarada não como um dia de festa, mas de luta. "O primeiro de maio não é um dia festivo, mas sim um dia para lembrar aqueles que morreram para garantir os poucos direitos trabalhistas que temos hoje e que no Brasil vêm sendo ameaçados por esse governo fascista que temos aqui",  afirmou.

Em seguida houve a apresentação de capoeira e maculelê e depois foram homenageados 14 moradores e ex-moradores do bairro, que contribuíram efetivamente para a melhoria da qualidade de vida da comunidade do bairro, que lutaram para trazer ao bairro melhorias de infraestrutura básica como asfalto, energia elétrica e transporte público, entre outras.

Parte dos homenageados já são falecidos e foram representados por familiares, alguns vindos de outras cidades para receber o certificado com dizeres de agradecimento. É o caso de Benedito Damaceno, que veio de Campinas (SP), onde mora atualmente, para receber o certificado em nome de seu pai, o saudoso João Damaceno, um dos pioneiros do bairro, desde a sua formação, no final da década de 70. "Eu e meus irmãos fomos criados aqui e lembro que meu pai batalhou muito por melhorias para essa comunidade", disse. "Então não poderia deixar de vir representar a família nesse justo reconhecimento e agradecer à associação de moradores, na pessoa de seu presidente, Aías Santana", completou Benedito, emocionado.

Além de João Damasceno, foram homenageados ainda Nelson Pansutty (in memorian), Aristeu Cardoso (in memorian), Antônio Ferreira, Antônio Carlos Colibri, Juarez Araújo, Avani Júlia, Irene Antunes, Sílvia Aparecida Santos (in memorian), Cláudio Silva, Aías Santana, Neymarques Jardim, Mestre Lima e Sandoval Pereira dos Santos (in memorian).

Para o presidente da Associação de Moradores, Aías Santana, todos os homenageados têm histórico muito trabalho em prol da melhoria da qualidade de vida da comunidade. "Então nada mais justo que, nesse Primeiro de Maio, aniversário de fundação da Associação e Dia do Trabalhador, tenhamos esse gesto de reconhecimento em homenagear essas pessoas valorosas", concluiu.

Confira alguns momentos do evento:

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Paraíso e Jardim Yolanda, Aías Santana, que também preside o Diretório Municipal do PT Jacareí, foi um dos homenageados
Benedito Damaceno veio de Campinas (SP), onde mora atualmente, para receber o certificado em nome de seu pai, o saudoso João Damaceno, pelas contribuições dele ao bairro
Mestre Lima, da Academia Serpente Negra, foi outro homenageado pela Associação de Moradores
Alguns dos demais homenageados, de um total de quatorze que receberam o certificado.
Os atabaques da academia Serpente Negra ecoaram na manhã do Primeiro de Maio no ginásio do EducaMais Paraíso
Roda de Capoeira com alunos do mestre Lima, da Academia Serpente Negra