Jacareí terá eleições complementares do Conselho Gestor de Saúde
Será uma nova oportunidade para unidades de atendimento que ficaram sem conselheiros porque não tiveram inscrição de chapas na última eleição

A Prefeitura de Jacareí (SP) realizará na próxima segunda-feira (30) eleições complementares do Conselho Gestor de Saúde. Complementares justamente porque algumas unidades de saúde do município não tiveram inscrição de chapa nas últimas eleições para o conselho, realizadas no final de abril desse ano.
É uma nova oportunidade de eleger os representantes da sociedade civil nessas unidades. São elas: as unidades de saúde dos bairros Parque Imperial, Pagador Andrade, Jardim do Vale, Parque Santo Antônio e Parque Brasil - onde só poderão votar os usuários das respectivas unidades - e ainda o Laboratório Municipal, o Serviço Integrado de Medicina, a Santa Casa e a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Thelmo Cruz nas especialidades Adulto e Infantil. Nessas últimas poderão participar da votação moradores de qualquer lugar de Jacareí. Basta ter mais de 16 anos e comparecer a um desses locais na próxima segunda-feira (30), das 8h às 16h30, com qualquer documento com foto e votar.
O Conselho Gestor de Saúde é composto por representantes dos segmentos “gestor”, “profissionais de Saúde” e de “usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Órgão colegiado, deliberativo e permanente do SUS, é uma maneira de se permitir a participação popular na gestão dos serviços de saúde.
Adenilson Marins, membro eleito do Conselho Gestor de Saúde de Jacareí, representante dos usuários, lamentou a baixa participação popular no processo eleitoral do mês passado e desse mês, visto que em cada unidade incluída nessa eleição complementar houve registro de chapa única: “Nunca foi fácil convencer as pessoas da importância da participação popular na tomada de decisões políticas mesmo em áreas fundamentais na vida de todos, como a Saúde. Hoje em dia é ainda mais difícil, as pessoas estão descrentes da política, o que é muito ruim para o país. Infelizmente vivemos um momento de destruição da política, mas não tem outra saída para melhorar as condições de vida das pessoas a não ser pela ‘boa’ política”, comentou.
SUS - Em 1988, na promulgação da Constituição Federal, foi instituído no Brasil o Sistema Único de Saúde, que passou a oferecer a todo cidadão brasileiro acesso integral, universal e gratuito a serviços de saúde. Considerado um dos maiores e melhores sistemas de saúde públicos do mundo, o SUS atende cerca de 180 milhões de brasileiros e realiza cerca de 2,8 bilhões de atendimentos por ano, desde procedimentos ambulatoriais simples a atendimentos de alta complexidade, como transplantes de órgãos.
O presidente do diretório municipal do PT Jacareí, Aías Santana, ressalta a importância da participação popular na defesa dos direitos: “Precisamos garantir a participação popular nos conselhos municipais, principalmente em áreas tão importantes como saúde, educação, segurança pública, assistência social, direitos da criança e do adolescente, do idoso, da mulher e outros”, disse. “Por isso o PT Jacareí apoia cada uma das chapas inscritas para a eleição complementar do Conselho Gestor Municipal de Saúde, sempre em defesa do SUS e dos demais direitos do trabalhador brasileiro”, concluiu.





