Jacareí

PT Jacareí participa de plenária estadual dos Comitês Populares de Lutas

Evento reuniu mais de 300 pessoas, entre lideranças políticas e representantes de comitês populares de todo o estado. Objetivo foi incentivar e orientar a criação de novos comitês.

ícone relógio05/06/2022 às 18:36:33- atualizado em  
PT Jacareí participa de plenária estadual dos Comitês Populares de Lutas

Mais de 300 pessoas participaram da Plenária Estadual dos Comitês Populares de Lutas, realizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) no sábado (4), na sede do Sindicato dos Químicos, em São Paulo (SP). Jacareí foi representada pelo presidente do Diretório Municipal do PT e representante do Comitê Ação e Participação Popular, Aías Santana e por Adenilson Marins, representante do mesmo comitê de Jacareí (foto).

O evento, que durou o dia todo (das 9h30 às 17h), teve o objetivo de incentivar e orientar a criação de mais comitês populares que, segundo Aías, estão virando febre não só no estado de São Paulo mas em todo o país. Esses comitês têm a função de mobilizar a sociedade e conscientizá-la de que numa democracia o poder advém de cada cidadão e cidadã, através do legítimo direito de exercer as suas funções sociais e políticas. 

Participaram da plenária lideranças como Gilberto Carvalho, que foi ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República durante o governo Lula; Simão Pedro, ex-deputado estadual; Kelli Mafort, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); a secretária estadual de Mobilização do PT, Thaís Maciel e Daniel Calazans, representando a CUT, entre outras. Pela manhã houve discurso das principais lideranças presentes e à tarde debate em grupos sobre a criação dos comitês. “Jacareí já tem três comitês criados - Gente Cuidando de Gente; Ação e Participação Popular e Comitê de Luta Jacareí - e a nossa intenção é fomentar a criação de muitos outros mais”, disse Aías. “Quase todos os comitês populares já existentes no estado de São Paulo estavam representados no evento”, afirmou.

Segundo Adenilson Marins, os Comitês Populares de Lutas são espaços que reúnem e acolhem todas as pessoas, filiadas a partidos políticos ou não, desde que interessadas em participar e contribuir para melhorar a vida do povo brasileiro, sempre em busca de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária. “Acho importante a formação e principalmente a continuidade desses comitês, para a defesa e a sustentação de um projeto político de nação para o Brasil, com inclusão social”, disse Adenilson. “Um projeto que contemple a geração de emprego e renda, o incentivo à ciência e à pesquisa tecnológica, a defesa dos direitos dos trabalhadores e o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao bem estar do povo”, completou.

Aías contou que o próximo passo do PT Jacareí nessa força-tarefa será agendar uma reunião com lideranças populares de diversos locais da cidade e diferentes segmentos da sociedade na intenção de fomentar a criação de mais comitês populares de luta no município. “Queremos começar a debater com a população, ouvir as pessoas, saber delas o que elas estão pensando sobre a atual conjuntura política e econômica do Brasil, que país nós queremos para o futuro”, concluiu o presidente do Diretório Municipal.