Jacareí

Carta Aberta do PT Jacareí aos trabalhadores da Chery

O Diretório Municipal do PT Jacareí se solidariza com os trabalhadores da CAOA Chery

ícone relógio12/05/2022 às 11:54:11- atualizado em  
Carta Aberta do PT Jacareí aos trabalhadores da Chery

O Diretório Municipal do PT Jacareí vem a público solidarizar-se e manifestar seu total apoio aos trabalhadores da montadora CAOA Chery, que se viram, da noite para o dia, com seus empregos ameaçados pelo anúncio de suspensão da produção da fábrica na nossa cidade. Parabenizamos a mobilização e a luta da categoria pela manutenção de seus postos de trabalho, obtida através do sistema de "lay off", ou seja, suspensão temporária e remunerada dos contratos de trabalho até o final deste ano, o que evita as demissões imediatas de 480 funcionários. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11), pelo sindicato da categoria, embora a direção da empresa não tenha confirmado ainda o acordo.
Geração de empregos e atração de investimentos sempre foram marcas das administrações petistas, haja vista a instalação da própria fábrica da Chery em Jacareí no ano de 2014 e a sua inauguração, em 2015, durante o segundo mandato do ex prefeito Hamilton Mota (PT), com investimentos na ordem de US$ 300 milhões. "É triste ver esse retrocesso, um investimento desse porte, feito há menos de 10 anos, terminar assim", disse o presidente do PT Jacareí, Aías Santana. "Por isso manifestamos nossa solidariedade e apoio a esses quase 500 trabalhadores e trabalhadoras que, de uma hora para outra, viram seus empregos ameaçados, em meio a uma grave crise econômica que enfrentamos", completou Aías.
Pelo acordo anunciado, o tempo proposto de "lay off" sereia de 5 meses, período em que os empregos seriam mantidos e os salários pagos com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).
A montadora anunciou a suspensão da produção em Jacareí na última quinta-feira (5) , alegando que iria adequar a unidade à produção de carros elétricos e híbridos, adequação esta que duraria pelo menos dois anos. A unidade tem cerca de 600 funcionários: 480 operários que seriam demitidos e outros 120 trabalhadores administrativos, que seriam remanejados. O PT Jacareí seguirá acompanhando de perto as negociações entre a empresa e a categoria, estando sempre ao lado dos trabalhadores.